- Comentário
- EscuroClaro
Por que ter um CNPJ?
Para ter seu negócio reconhecido e formalizado é necessário abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Assim como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), o CNPJ é um número único que identifica a sua empresa.
Esse documento guarda informações do seu negócio para consulta. Se o estabelecimento é matriz ou filial, o número de inscrição, a descrição da atividade, o nome, a natureza jurídica, a data de abertura, o endereço e a situação cadastral são exemplos de dados que caracterizam a empresa e podem ser obtidos por meio do CNPJ.
Atualmente a legislação já conta com muitas facilidades para quem está começando, e é muito importante estar regularizado para crescer.
A importância do CNPJ
Ao contar com um CNPJ, sua empresa pode emitir nota fiscal, fazer compras e até contratar outros serviços. Exercer atividades sem o registro, mesmo que sua empresa não tenha um espaço físico, é ilegal e pode trazer problemas com a justiça, além de prejudicar o desenvolvimento do negócio. E só para lembrar: mesmo empreendimentos online, como um e-commerce, precisam do CNPJ.
Basicamente, esse número serve para identificar a sua empresa e permitir que a Receita Federal faça um acompanhamento adequado do pagamento de tributos e de obrigações em geral.
A partir dele, você pode fazer as declarações devidas, enviar documentos fiscais importantes e garantir uma contabilidade adequada. Por outro lado, sem ele o seu negócio opera de maneira ilegal e perde a confiança dos clientes — algo que você não deseja, não é mesmo?
Empresa reconhecida legalmente
O CNPJ permite que a companhia tenha respaldo jurídico e legalidade fiscal. Por meio dele, é possível conhecer a situação da empresa e, com isso, saber se existem dívidas ou problemas com a justiça, por exemplo.
Resumindo, ele é fundamental para a credibilidade da firma, pois, normalmente, costuma ser consultado por possíveis parceiros antes do fechamento de negócios importantes.
Contribuição com a previdência
A aposentadoria é algo em que todos pensam em algum momento da vida, não é mesmo? O problema é que, a menos que seja feita uma contribuição para a previdência privada, quem trabalha na informalidade sofre a angústia de não poder contar com a aposentadoria no futuro.
Obter um CNPJ também resolve esse problema! Por meio do MEI, por exemplo, você já pode começar a contribuir para a sua aposentadoria com pequenas parcelas mensais, além de assegurar vantagens como o auxílio-doença e o auxílio-maternidade.
Um outro ponto importante é a possibilidade de receber os benefícios de uma pessoa jurídica mesmo trabalhando para outras empresas, além de oferecer direitos trabalhistas aos seus funcionários.
Texto adaptado do site Guia do Empreendedor. Acesse a plataforma para mais informações.